sábado, 7 de maio de 2016

Iraque - Perseguição Religiosa

Iraque


Desde o início dos anos 90, a igreja iraquiana vem enfrentando forte perseguição em todas as áreas. Os recém-convertidos de origem islâmica passam ainda por outra perseguição, mais hostil e subliminar: a perseguição por parte de familiares. A situação com eles é particularmente tensa, pois muitos já foram expulsos de suas famílias e comunidades, ficando à mercê de perseguidores de grupos radicais. Apesar de não haver registros de prisões sem julgamentos, as mortes e torturas contra os cristãos prevalece no país.
Além disso, igrejas, mosteiros e residências cristãs são tomadas, destruídas e muitas vezes incendiadas, principalmente em Mosul e em áreas da planície de Nínive.
Grandes áreas do território povoado do Iraque continua sob o controle do Estado Islâmico. Esta situação não deverá mudar no curto prazo e é suscetível de conduzir a uma nova onda de migrantes - incluindo cristãos - deixando o país.
Apesar de alguns avanços no Norte do país por parte das forças iraquianas e curdas, com a ajuda do Irã e da coalizão liderada por países ocidentais, grandes partes do território do Iraque, que são povoadas, continuam sob o controle de radicais islâmicos, principalmente do Estado Islâmico e do Al-Qaeda. De acordo com jornais locais "o poder de milícias xiitas é preocupante e há pouco progresso na retomada de confiança de sunitas insatisfeitos".
Há uma variedade de cenários possíveis para o futuro. Um deles é que esse quadro continue avançando e ganhando poder, o que traria consequências regionais mais graves, principalmente contra o cristão. Além disso, a divisão cada vez mais forte entre muçulmanos sunitas e xiitas combinados com altos níveis de violência, pode acarretar no esmagamento de grupos minoritários.
Este cenário se agrava com o aumento da desconfiança entre os diferentes grupos religiosos e étnicos. Os níveis mais baixos de tolerância combinada com a contínua presença ou o crescimento do Estado Islâmico terá consequências nefastas para as minorias religiosas, incluindo os cristãos. 
Outro cenário possível é que o Al-Qaeda intensifique os seus esforços para mostrar que estão seguindo os códigos islâmicos rigorosos e estão lutando contra os hereges e infiéis. Apesar de ser um grupo dissidente do Al-Qaeda, o Estado Islâmico se afastou muito do que é considerado aceitável em nível de violência e outras táticas utilizadas em guerra. Esta situação também irá aumentar os riscos para os cristãos.
Um terceiro, mas positivo cenário, apresenta a possibilidade dos diferentes grupos étnicos e religiosos no Iraque se unirem contra o radicalismo islâmico. Isso pode trazer mais estabilidade ao país. 
Fonte : Site portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário...